Giorgio Caproni

Giorgio Caproni (1912–1990) foi um dos grandes poetas italianos do pós-guerra. Nascido em Livorno, viveu entre Gênova e Roma, cidades que marcaram profundamente sua obra. Professor, tradutor e músico, atravessou os anos da Segunda Guerra Mundial e participou da resistência em Val Trebbia: experiências que deixaram marcas indeléveis em sua escrita.

Sua poesia, feita de deslocamentos, retornos e perdas, transforma a paisagem em linguagem e a memória em forma. No poema acima, Il gibbone [O gibão], apesar de não falar diretamente da guerra, o poeta volta a se deparar com o sentimento do exílio, vivido a partir das duas cidades: Roma e Gênova.

O mapa a seguir convida a percorrer essas cidades e caminhos, revelando como vida, guerra e poesia se entrelaçam em seu trajeto.

Depois de percorrer o mapa, onde se entrelaçam os lugares de Caproni e a experiência da guerra, a linha do tempo a seguir organiza as suas publicações, em ordem cronológica. No Dicionário Bibliográfico da Literatura Italiana no Brasil é possível encontrar também os livros traduzidos.